O Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Miorin selecionou dez importantes dicas do que NÃO dizer ao gestor direto ou indireto. A postura e a maneira que o profissional lida com suas emoções podem levá-lo a se colocar em situações delicadas que, podem lhe custar uma promoção e até o emprego. Acompanhe as dicas publicadas na coluna semanal de Sergio Miorin no Jornal de Valinhos no dia 02 de Maio de 2014:
01 – Preciso de um aumento porque tenho dívidas.
As dívidas do colaborador não tem nada ver com o valor dele na empresa. Essa solicitação não tem o menor fundamento. Ele precisa ser promovido pela sua produtividade, e não pelos problemas gerados por alguma falta de controle dele.Uma coisa são as questões pessoais, outra coisa são as questões profissionais.
02 – Isso é impossível.
Jamais diga essa palavra de cara em uma solicitação, seja para seus líderes, pares ou liderados. Caso você pense dessa forma, peça um tempo para análise, e depois forneça um feedback ao solicitante. Mas não assuma jamais algo que não será possível realizar, caso isso ocorra, você terá dois problemas.
03 – Isso não faz parte do meu trabalho.
A empresa entende que você está disponível para ela, trabalha para ela, independente do trabalho a ser feito. O colaborador se mostrando disponível, a empresa entende que ela pode contar com você a qualquer momento.
04 – Moleza, qualquer um faz isso.
Jamais diminua um trabalho ou projeto, você pode deixar a pessoa do outro lado não muito feliz com essa resposta.
05 – Só um minutinho, já vou (enquanto atende uma ligação pessoal não importante, atualiza o blog ou vasculha o Facebook).
O seu gestor direto sempre deve ter uma prioridade nas suas tarefas, inclusive é ele que define as prioridades das suas tarefas. Só devemos deixar de atender se estiver realizando algo que não é possível parar. Algo significativo, algo importante.
06 – Isso não é problema meu.
Os problemas das empresas são nossos sim, sempre. Você usa uma camisa com o nome da empresa, o que acontece é que ás vezes não somos nós que iremos resolver, mas devemos direcionar para a pessoa certa, e não, simplesmente dizer a frase que ninguém em nenhum lugar do mundo gostaria de ouvir como resposta.
07 – É chato dizer isso, mas foi culpa de sicrano(a).
Jamais delegar a culpa do problema para outra pessoa, principalmente se ela não está por perto para se defender. O ideal é encontrarmos as causas, depois nos preocupamos com quem fez. Não com um intuito
de achar o culpado, mas sim de orientação para não repetir o problema. Se possível, disponibilizar as causas, problemas para os outros colaboradores não cometerem os mesmos erros, como um banco de
dados de lições aprendidas.
08 – Se eu não receber um aumento, vou cair fora.
Ameaças não é saudável em um ambiente corporativo, muito menos rifar o salário. Mais cedo ou mais tarde, o assunto voltará e muitas vezes de forma negativa para o colaborador. A conversa, honestidade e transparência, são princípios fundamentais para ocorrer o ganha-ganha, a empresa e o colaborador.
09 – Perder o respeito, principalmente na frente dos outros.
Nunca falte com a educação e o respeito com ele, principalmente na frente dos outros colaboradores. Não passe do limite em hipótese alguma, respire, conte até 10, e depois de algum tempo, chame ele separadamente e converse educadamente, com respeito.
10 – Caso seu gestor seja seu amigo pessoal, inclusive antes de você entrar na empresa, não misture as estações.
Não misture jamais a amizade pessoal com os acontecimentos profissionais.
Veja abaixo como a coluna foi publicada no Jornal de Valinhos:
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09 mar 2017 - Blog, Participações