Pós ajuda na conquista de um bom salário – Jornal de Jundiaí

Pós ajuda na conquista de um bom salário –  Jornal de Jundiaí

O Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Miorin, foi ouvido pela reportagem local do Jornal de Jundiaí para falar sobre os cursos de pós-graduação; suas diferenças e como a pós-graduação pode ajudar na conquista de um bom salário ou na busca de uma vaga importante. A matéria foi publicada no dia 26 de Janeiro de 2014

Segundo pesquisa, profissionais com pós-graduação ganham em média 68,5% mais do que os graduados.

Segundo pesquisa do Insper, em 2009, um profissional com pós graduação ganhava, em média R$ 4.856,00 comparado aos R$ 2.880 dos colegas com terceiro grau completo. é um salto de 68,5%, conquistado apenas com dois anos a mais de estudo. em 1999, a diferença entre graduados e pós-graduados ficava em 32,5%. Embora funcionários graduados ganham mais que os não diplomados , o curso superior apenas não é garantia de destaque profissional. Além de um ou dois idiomas no currículo, hoje o diferencial está nos cursos de pós-graduação como os mestrados, doutorados, MBAs e PhDs.

Mas antes de investir em uma pós-graduação, é importante saber diferenciar os cursos. No Brasil os programas de pós são divididos em dois tipos. Os cursos latu Sensu tem foco no mercado de trabalho e são indicados para quem quer se atualizar ou complementar o conhecimento em determinada área. Já os cursos Stricto Sensu compreendem os Mestrados e Doutorados, mais voltados para a formação de profissionais da área acadêmica como pesquisadores e professores universitários. Já o MBA (Master Business Administration) é uma pós-graduação lato-sensu voltada ao mundo dos negócios.

O Professor do Curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV, Sergio Miorin, destaca que uma pós lato sensu pode elevar o salário em torno de 30%, enquanto o MBA o salário pode chegar a 70%. “Os cursos de pós-graduação em um peso grande na carreira e tem impacto na questão salarial”, observa.

Miorin explica que a pós-graduação lato sensu é indicada para estudantes recém formados, que ainda não tem experiência no mercado. Enquanto o MBA é voltado para profissionais com experiência e que almejam crescer na carreira.

Engenheiro Sergio Miorin

Sergio Miorin, Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV

“A especialização (lato sensu) não é um diferencial, é obrigatória. O MBA é para o profissional experiente no mercado que busca ocupar um cargo de gestão. como o mercado hoje é muito exigente e competitivo, o minimo que se deve ter no currículo é uma especialização, já o MBA, o Mestrado e o Doutorado são diferenciais”. pontua.

 

O Professor destaca que a iniciativa de cursar um MBA deve partir do profissional. “Ele tem que investir em si mesmo. quem deseja acender na carreira tem que estar sempre se atualizando , pois o mercado é mutante e é preciso acompanhá-lo. Se estudando já é dificil, imagina sem estudar.” brinca. Um dúvida frequente é: Qual MBA cursar? Miorin explica que a decisão deve levar em conta a área de atuação e as exigências do cargo.
Contudo um diferencial de peso no currículo é o MBA com certificação internacional, feito por meio de intercâmbio. Segundo Miorin, um profissional com esse diploma pode ter ganho salarial de até 70% maior, além de ter mais chances de conseguir uma vaga de emprego. “É um diferencial que oferece uma vantagem competitiva perante o concorrente. Se tem duas pessoas com as mesmas características, quem possui o certificado tem mais chances de conseguir a vaga”. observa o professor.

 

Entenda a pós-graduação

  • Lato Sensu: Consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional ficado em uma área específica, direcionado para o mercado de trabalho.
  • Stricto Sensu: Direcionado para o aspeto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos mestrados e doutorados. Este tipo de pós é indicado para quem quer seguir carreira de pesquisador ou professor universitário.
  • MBA (Master Business Administration): É uma pós-graduação Lato Sensu, ou seja, voltada especialmente à área de negócios e gestão empresarial. É indicada para profissionais com aos menos três anos de experiência profissional e com presença já consolidada ma área, como gerentes, diretores e presidentes.

Veja abaixo a matéria como foi publicada no Jornal de Jundiaí:

Pós graduação pode aumentar o salário

 

Compartilhe