As crises financeiras, econômicas, produtivas e emocionais/comportamentais dentro das organizações acontecem o tempo todo. Os executivos que as dirigem devem ter um plano de ação para resolver essas crises para o bom andamento dessas empresas. Quando ficamos diante de crises emocionais/comportamentais, conflitos, climas organizacionais, precisamos de ferramentas para resolvê-las.
A ferramenta empresarial mais utilizada no momento é o coaching empresarial. A crise pode já estar estabelecida ou, através de pressentimento/experiência/fatos e acontecimentos, um gestor ou executivo experiente, principalmente da área de RH, pode antecipar que ela irá acontecer e que seria ideal a ação preventiva. Os dirigentes e gestores de uma empresa de sucesso precisam sempre estabelecer a paz, a tranquilidade, o prazer dos seus liderados/colaboradores de trabalharem na empresa que administram.
Quando o acontecimento (problema) já foi detectado pela empresa, a psicoterapia também é uma ferramenta de ajuda a esses profissionais. Essa ferramenta é indicada quando a doença já é clara e diagnosticada, ou seja, ela já está instalada no profissional.
Os conflitos nunca deixarão de existir, eles podem diminuir. Quando o conflito é saudável, ele agrega valor para empresa. Sempre que conseguimos prevenir esses conflitos, melhor será para a empresa.
O sucesso de alguns profissionais, principalmente quando são promovidos a cargos de gestão e liderança, os leva a terem atitudes contrárias às que deveriam adotar, tais como arrogância, prepotência, não ouvir os seus liderados/colaboradores, tomarem decisões sozinhos, terem atitudes de chefes e não de líderes, entre outros.
É muito difícil construir uma carreira de sucesso e chegar a ele; mais difícil ainda é se manter no sucesso. Principalmente quando esses gestores, dirigentes e executivos dessas organizações chegam ao topo, atingindo os objetivos e metas da empresa, acabam gerando um conforto (acomodação) que no futuro pode gerar o processo contrário de sucesso, o conhecido por muitos como fracasso.
Quando o pensamento e a mente de executivos entram em colapso, perdem o controle da operação e a empresa tem uma grande possibilidade de entrar no processo de falência.
Quando o pensamento e a mente de profissionais liberais, consultores e terceiros se engessa, vivendo somente experiências do passado, a possibilidade desses profissionais de serem excluídos do mercado de trabalho é grande. Dessa forma, a capacitação e conhecimento devem ser renovados todos os dias.
Há muitos empresários, executivos e gestores que não conseguem trabalhar com o “não”, não admitem serem contrariados, mas teriam que entender que isso faz parte do negócio e do mercado. Esses profissionais precisam ter uma inteligência emocional equilibrada, pois eles são “os exemplos” do negócio.
A nossa mente é a parte mais importante das nossas atitudes e decisões assertivas e, assim, precisamos cuidar muito dela, exercitá-la e desenvolvê-la sempre que possível, por meio de treinamentos e ferramentas atuais, eficazes para a condução do negócio como um todo.
O que sempre procuro passar para os meus cochees (quem recebe o processo de coaching) é que bons líderes corrigem os erros, deficiências e dificuldades dos seus liderados/colaboradores e ótimos/excelentes líderes realizam a prevenção desses mesmos erros, deficiências e dificuldades. O líder não pode baixar a guarda nunca, sempre precisa estar muito atento ao que está acontecendo à sua volta com a sua equipe.
O investimento na ferramenta coaching é pequeno pelo retorno que a empresa irá ter, não somente para o líder que está realizando o processo, mas porque causará impacto em todos os seus liderados, em outras áreas e na produtividade de uma forma geral.
Em meados de junho ou julho a SM fará um treinamento de formação de Coaching de Liderança e Gestão de 16 horas, que será realizado sexta e sábado, preparando empresários, executivos, gestores e técnicos que precisam se preparar para a gestão e direção de empresas. A empresa que certificará em parceria com a SM será a Corporate Coach U (Empresa Americana com certificação internacional). O evento será limitado e realizado no Hotel Santa Tereza para 10 ou 20 participantes conforme demanda. Entrem em contato com a SM através do site ou pelos telefones que estão no site.
Matéria publicada no Jornal de Valinhos em 01/04/2016.
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações