Todo profissional pode ser um sucesso, depende muito da busca do conhecimento, das competências e das habilidades que ele precisa ter. Contar com profissionais capacitados também ajuda, como gestores imediatos ou diretos, profissionais na área de coaching e/ou metoring.
Tem de haver dedicação para se desenvolver como pessoa em todas as esferas, tanto profissional, como pessoal.
O desenvolvimento técnico precisa existir, mas o comportamental é extremamente importante na carreira e para o sucesso do profissional. O desenvolvimento pode ser a curto, médio ou longo prazo. Assim, esse profissional precisa entender em que estágio profissional ele está, podendo, às vezes, ter um caminho mais longo a ser percorrido, principalmente se faz tempo que a capacitação e a aprendizagem formal não fazem parte da sua rotina.
O tratamento para com os seus colegas de trabalho – os quais também podemos chamar de pares – a fim de ter um resultado positivo, jamais será igual para todos. Alguns precisam de mais atenção, outros não gostam de conversas longas, por exemplo; enfim, cada um tem a sua característica, perfil. O desenvolvimento e o investimento profissional incluem conhecer um pouco mais sobre o perfil de cada colega de trabalho, objetivando ser uma pessoa bem relacionada, trazendo um ambiente organizacional agradável.
Muitas vezes os profissionais não se conhecem, o que é limitante para a aproximação, a evolução pessoal e interpessoal, as quais impactarão nos resultados e produtividade da empresa em que trabalham. Precisamos estar prontos para momentos fáceis e difíceis, pois não sabemos quando cada um deles estarão presentes no nosso dia. Quando conseguimos atingir metas e objetivos, precisamos comemorar com todos.
Quanto maior o relacionamento, maior a mudança entre as pessoas e ambientes. A identidade para com o outro e a lealdade aumentam. O reconhecimento e o sucesso vêm com todo esse desenvolvimento: são consequência de boas ações e ótimas intenções.
Os profissionais que convivem em um ambiente próspero, de apoio e encorajamento, tendem a vencer e a encontrar satisfação, realização e sucesso junto com os colegas de trabalho e a empresa em que trabalham.
A expressão “the best”, muito comum no mercado, significa em português “o melhor”. No ambiente corporativo, podemos usar a palavra “best” da seguinte forma: b – believe – acredite, e – encourage – incentive, s – share – compartilhe e, principalmente, t – trust – confie, e, provavelmente, esse ambiente será bom. As empresas e seus profissionais precisam criar constantemente um ambiente de crescimento e desenvolvimento.
Ser proativo, buscar, inovar, ser incessantemente curioso, comprometido com responsabilidades assumidas, saber ouvir, aplicar diariamente a cortesia no contato, ter superação, e tantas outras características, habilidades e competências, podem ajudar muito o profissional a encontrar o sucesso mais rápido e a ter a realização profissional tão esperada.
O mundo é um movimento, a nossa vida também deveria ser. Se ficarmos parados, provavelmente as coisas não irão acontecer, e, se acontecerem, será de forma mais demorada.
Matéria publicada no Jornal de Valinhos em 05/02/2016.
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações