Coaching, muito usado no mundo dos negócios, é extremamente essencial para o desenvolvimento das pessoas.
É o que explicou o Diretor da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Henrique Miorin, em matéria publicada no Jornal de Valinhos em 05/07/2013.
Mas quando se iniciou o coaching? Ou pelo menos com essa palavra? Iniciou-se na Inglaterra meados de 1500 como coach, tendo o significado de carruagem/transporte; em 1850 o termo coach era sinônimo de tutor, começou a ser utilizado nas Universidades da Inglaterra; em 1950 a palavra se modificou, passou a ser coaching, habilidade de gerenciamento de pessoas; em 1960, no Canadá, acresceu o tema resolução de problemas; e em 1980 a palavra deu ainda mais um passo, foi incrementada para coaching executivo; disciplina poderosa no desenvolvimento de pessoas.
Fonte histórica
Grupos de Estudos Coaching da ABRH – Associação Brasileira de RH. Muitas pessoas confundem consultoria com coaching; a consultoria trata processos e o coaching de pessoas.
Os executivos de sucesso necessitam lidar com constantes mudanças e pressões de vários níveis de complexidade. Nós temos grandes nomes do coaching, entre eles: Timothy Gallwey, Marshall Goldsmith e John Whitmore.
Conforme John Whitmore, coaching não é meramente uma técnica a ser rigidamente aplicada em determinadas circunstâncias, é uma forma de gerenciar, uma maneira de tratar as pessoas, uma forma de pensar, uma maneira de ser. É libertar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance. Não é ensinar, é auxiliar a pessoa a aprender.
A SM Consultoria Treinamentos e Palestras possui um programa de coaching executivo, destinados a CEO – Chief Executive Officer (principal executivo de uma organização, maior autoridade na hierarquia), que pode ser chamado de presidente, superintendente ou mesmo diretor geral.
O CEO é responsável pelas estratégias, pelo planejamento e pela visão da empresa. Profissionais que têm visão macro do negócio, principalmente com habilidades de gerir pessoas e de comunicação. E quais são os benefícios do coaching executivo? Esses benefícios já são conhecidos no mundo todo, entre eles, os que mais utilizam são USA e Europa, coincidentemente, países desenvolvidos de primeiro mundo.
Pesquisa realizada pela PUC/Campinas, com 10 executivos que passaram por esse treinamento, apontou que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir; 80% melhoraram a flexibilidade; 90% melhoraram a produtividade, 80% se mostraram mais abertos as mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente organizacional e o relacionamento no trabalho.
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações