Pós-graduação pode ser opção para “concurseiros” – Jornal Todo Dia

Pós-graduação pode ser opção para “concurseiros” – Jornal Todo Dia

Especialização pode garantir melhor preparação e render pontos extras, de acordo com o Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Miorin.

Este tema foi destaque em matéria do Jornal de Todo Dia publicada no dia 14 de Abril de 2013.

Passar e um concurso publico é o sonho de muito brasileiros. Segundo estimativas do PNAD – Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios realizada pelo IBGE, cerca de 10 milhões de brasileiros de preparam em escolas ou em casa. No entanto, muitos candidatos ficam em dúvidas se investir em curso preparatório vale mesmo a pena.

Para Sergio Miorin, que é Professor da IBE-FGV e especialista em Gestão de pessoas, cursar pós-graduação na área em que se pretende prestar concurso pode ser mais vantajoso.
Segundo o especialista, o curso de pós graduação proporciona melhor preparação para o candidato, pontuações extras em alguns processos e até mesmo salários mais altos.

Ele destaca que em alguns casos a pós pode custar até menos do que um curso preparatório e em algumas instituições tem a opção de cursos semi-presenciais.

A importancia da escolha em pós-graduaçãoA pós-graduação, se estiver em consonância com a área pretendida, apresenta a mesma eficiência, uma vez que prepara o candidato para questões específicas da prova e o mantém atualizado sobre as novidades da área pretendida. Se a especialização estiver focada na área do concurso o candidato terá uma melhor preparação, pois ele se atualizará com o que há de mais novo no mercado e aprimorará o conhecimento na área desejada.” afirma.

De acordo com o professor, a especialização também proporciona outros benefícios como melhores salários e uma melhor formação para o mercado privado.

Um profissional com pós graduação tem mais oportunidades e possibilidades. Ele pode ganhar até 50% a mais”, aponta. “Além de ampliar a sua rede de contatos: isso pode não pode auxiliar muito em concursos , mas ajuda a encontrar emprego.” Destacou.

Pontos Extras

Outro fator que pode favorecer os “consurseiros” com formação, além da graduação, são os pontos extras que algumas provas oferecem. Em uma avaliação, um candidato que tenha acertado 30 questões, por exemplo, pode ter seu número aumentado para 33, ou mais, dependendo do concurso e do grau da especialização.

Foi o que aconteceu com a Engenheira Ambiental, Ludmila Turetta. Ela utilizou seu título em um concurso público de uma agência reguladora.
“Ao todo acertei 34 questões, o que não me garantia o primeiro lugar. Porém, com a minha pós eu tive a minha pontuação elevada para 37, a primeira colocação e o emprego garantido”. conta.

Disciplina

A especialização também pode auxiliar o candidato em outra questão: a disciplina. “O aluno é colocado em uma otina constante de estudos e pesquisas”. diz. No entanto o professor da IBE-FGV ressalta a importância do candidato criar um roteiro de estudos a parte para as outras questões, como: português e conhecimentos gerais. Destaca Miorin.

 

Compartilhe