A Falta de profissionais qualificados que atendam as demandas de um mercado cada vez mais exigente fez com que as empresas passassem a apostar na capacidade de seus estagiários.
Este foi tema da reportagem publicada no Jornal Todo Dia, no Caderno de Empregos dia 19/05/2013. O Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras falou sobre a importância dos programas de estágio e como a empresa deve ficar atenta para reter talentos.
A figura do estagiário deixou de ser considerada mão de obra barata e passou a ser parte importante das organizações. Com isso, as empresas estão tendo de criar um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional com o objetivo de reter talentos, principalmente os da geração “y”, que são mais voláteis a mudam de emprego com frequência em busca de realização.
“Hoje o mercado tem um apagão de mão de obra especializada, e está difícil reter profissionais qualificados . A valorização do estagiário é muito forte, porque empresas não tem muito tempo par treinar as pessoas. Se o estagiário não for efetivado, etá desperdiçando tempo e dinheiro”, explicou o especialista em recursos humanos e professor da IBE-FGV Sergio Henrique Miorin, proprietário da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras.
Segundo Miorin o tempo de efetivação de um estagiário teve redução expressiva, e atualmente ele pode ser inferior a um ano.
“Há cinco anos o pessoal treinava o estagiário na mesma função por dois ou três anos antes de efetiva-lo. Hoje este período caiu para 6 meses a um ano. Isso acontece porque está fácil de trocar de trabalho por quem é especializado” completou o especialista.
Para Viviane Gonzales, Diretora da Bussines Partner Consulting Interior de São Paulo, a valorização do estagiário é fruto também do esforço do próprio profissional, que tem buscado cada vez mais capacitação e especializações, estando pronto para o mercado cada vez mais cedo.
“Hoje os estagiários são pessoas de alto potencial e que aprendem rapidamente, por isso, muitas vezes não é preciso espera-lo sequer formar. Além disso o estagiário já conhece a cultura da empresa e é visto como mão de obra efetiva”. observou Viviane.
A Matera Systems, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de TI para os mercados financeiros e corporativo, é
um exemplo da empresa que tem se dedicado ao programa de estágios.
Após passar por um processo de seleção rigoroso, o estagiário é treinado por um período de dois meses antes de ser considerado produtivo.
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações