Busca por profissionais com esse perfil cresceu 31% no primeiro semestre de 2013.
Acompanhe os detalhes na matéria do Jornal Todo Dia publicada no dia 11/08/2013 com a participação do Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Henrique Miorin.
A procura por profissionais com experiência técnica e de suporte a gestão ditou o ritmo das contratações das empresas do interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais no primeiro semestre. É o que revela recente levantamento da Page Personnel, empresa de recrutamento especializado.
Segundo a consultoria, a busca por trabalhadores com esse tipo deperfil aumentou 31% nos seis primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. “As empresas têm nos procurado por aquele profissional especialista em determinada área, que conhece as peculiaridades do setor e consegue mostrar bom desempenho rapidamente, seja pelo seu perfil técnico ou comportamental. A expectativa é de receber o profissional pronto”. Explica Maurício Nagy, gerente executivo da Page Personnel para o interior de São Paulo.
Segundo Sergio Miorin, professor do curso de Pós-Adm e Especialista em Gestão de Pessoas da IBE-FGV, atualmente o Brasil vive um apagão de mão de obra em áreas técnicas. “Isso acontece porque o país forma menos profissionais do que o mercado demanda. Assim a procura por parte das empresas se torna mais difícil e demorada, mas a necessidade continua.” revelou.
De acordo com Miorin o efeito dessa deficiência é que a cada ano aumenta o número de profissionais estrangeiros que entram no Brasil para ocupar estas áreas. “O caminho para reverter esse quadro é sem dúvida, o investimento em instituições de ensino voltadas ao setor”, afirmou. Para ele outra característica que começa a ser realidade são as Universidades Corporativas, aquelas que são custeadas e ficam dentro das empresas. “Assim elas formam o funcionário e o capacita de acordo com a sua necessidade”, contou.
Segundo ele, para os jovens que pretendem investir para a formação na busca por uma vaga no mercado, é preciso um olhar atento para as áreas de destaque. Segundo a consultoria, os cargos mais procurados pelas empresas nesse período foram:
[list style=”check”]- Financeiro (custos, contabilidade e fiscal)
- Engenheiro (processos, qualidade, P&D, projetos, manutenção e produção)
- Vendedor (serviços, telecom, e varejo)
- Profissionais de Marketing e Trade Marketing
- Comparadores
Ainda segundo a Page Personnel, foi identificado que esse aumento se deve a alguns segmentos que solicitam o serviços destes profissionais técnicos e de suporte a gestão como os setores de infraestrutura, energia, químico, varejo, serviços e bens de consumo.
“São empresas que apostam na retomada da economia, que possuem volume de contratações por projetos e que precisam de profissionais mais preparados”, revela o especialista.
Do total de contratações realizadas no período, os polos que mais recrutaram candidatos foram:
- Campinas e RMC com 40%
- Sorocaba com 35%
- Jundiai com 10%
- Piracicaba, Sul de Minas e Vale do Paraíba com 5%
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações