O Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Henrique Miorin foi entrevistado para o site da Transportadora Sulista, o texto foi publicado no site da empresa no dia 22 de Julho de 2014. Acompanhe abaixo o texto na íntegra:
Não adianta ter na equipe os profissionais mais capazes e preparados. Se eles não tiverem motivação para trabalhar, é muito provável que a empresa não consiga os melhores resultados, e é provável que ela perca espaço para os concorrentes.
Para o especialista em recursos humanos Sérgio Miorin, diretor geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras, a motivação da equipe é responsável por praticamente cem por cento dos resultados da empresa. Ela garante produtividade e a conquista dos objetivos. Miorin afirma, ainda, que a motivação é intrínseca a cada profissional, mas a empresa pode trabalhar para estimular os colaboradores a se motivarem.
“Às vezes vemos algumas definições erradas. Não é possível motivar alguém, e sim dar a essa pessoa o estímulo para a motivação. E isso acontece através de treinamentos e de capacitação constante, por exemplo. Esse deve ser um processo permanente nas empresas, mesmo por que as coisas mudam tanto atualmente que é impossível se destacar sem que os colaboradores estejam atualizados”, afirma.
Motivação e resultado
O consultor destaca que essas iniciativas de treinamento devem vir de cima para baixo, ou seja, os líderes da empresa também devem ser preparados. Para ele, o líder tem total responsabilidade em relação à motivação da equipe. Além da capacitação, ele deve oferecer um bom clima organizacional para que os trabalhadores desempenhem bem seus papéis.
[pullquote align=”right”]Não é possível motivar alguém, e sim dar a essa pessoa o estímulo para a motivação. Sergio Henrique Miorin Especialista em Gestão de Pessoas [/pullquote]“O centro de tudo é a conversa. Tem que haver muito diálogo para que haja motivação. O líder precisa estimular as pessoas, estar próximo delas, fazendo uma gestão participativa. É preciso dizer ‘vamos fazer’ em vez de orientar que os colaboradores façam sozinhos”, avalia.
E as iniciativas de motivação são essenciais também para que os grandes talentos da equipe permaneçam na empresa. Se não estiverem motivados, é provável que eles saiam em busca de novas oportunidades.
“Hoje em dia há mais vagas de trabalho que precisam de qualificação do que profissionais qualificados para ocupá-las. Se não tenho uma equipe motivada, não consigo reter esses talentos, e minha empresa vai perdê-los, muito provavelmente para a concorrência”, complementa.
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações