O Jornal de Valinhos publicou no dia 29 de Novembro de 2013, texto do Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras Sergio Miorin. O texto aborda o tema “Meio Ambiente e suas reações”; Sergio Miorin escreve quinzenalmente para o Jornal de Valinhos, acompanhe o texto na íntegra.
O meio ambiente hoje tornou-se ponto chave e fundamental. O aquecimento global está sendo debatido constantemente, para evitarmos uma calamidade maior no futuro.
O aquecimento global nada mais é do que o aumento na temperatura da Terra causado por vários fatores, dentre eles a emissão de gases poluentes. A indústria automobilística vem batendo recordes e recordes de vendas, resultado que nos preocupa. Excelente para economia e ruim para o meio ambiente.
A preocupação é o gás carbônico (Dióxido de Carbono – CO2), liberado na queima de combustíveis. Mesmo sendo incluído nos automóveis, os conhecidos catalisadores
vêm diminuindo a quantidade de emissão de poluentes. Mesmo assim, ainda é um desafio grande reduzir poluentes para pesquisadores, estudiosos e cientistas.
A camada de ozônio, faixa da atmosfera que concentra cerca de 90% do ozônio do planeta e controla a radiação ultravioleta que chega à superfície da Terra, dá sinais
de que começa a estabilizar. Um dos fatores que contribuiu para essa estabilização foi a restrição do uso de clorofluorcarbono, conhecido como CFC, substância utilizada em vários produtos como refrigerantes, sprays de aerosol, entre outros. Quando a camada de ozônio começa a ficar vulnerável, isso resulta em possíveis queimaduras de pele, câncer e danos à toda flora existente.
O biocombustível também pode contribuir para a estabilização da camada de ozônio, pois ele nada mais é do que o combustível de origem vegetal, exemplos
aplicados hoje como o etanol, produzido com base na cana-de-açúcar, e o biodiesel, produzido com base na soja. Temos um caminho de pesquisa focado no biocombustível, que vem sendo desenvolvido, por exemplo, a partir de algas ou de óleos de cozinha.
- #
A coleta seletiva precisa ser incorporada em todas as áreas no Brasil e no mundo, nos segmentos: residencial, comercial e industrial. O que notamos no dia-a-dia, nas empresas, nas instituições, conversando com pessoas, é que a área residencial não se desenvolveu como deveria.
Um grande problema hoje são as sacolas plásticas, usadas principalmente em supermercados. Uma sugestão para essa questão seria o uso de sacolas próprias feitas de plástico reforçado ou pano. Uma outra solução é solicitar aos supermercados caixas de papelão que são descarte, caixas usadas como embalagens que protegem
as mercadorias quando chegam. Podem ser usados, ainda, os antigos carrinhos de feira, feitos de ferro ou alumínio. As sacolas plásticas demoram pelo menos 300 anos para sumir do meio ambiente.
No Brasil, mais de 1 bilhão de sacolas plásticas são distribuídas nos supermercados mensalmente.
A SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras também participa para ajudar o planeta. Nós implementamos ISO 14001, que é uma norma de Sistemas de Gestão Ambiental voltado para empresas com responsabilidade de produzir preservando o meio ambiente. Entre em contato e saiba mais como implantar o ISO 14001 na sua empresa.
ISO 14001Clique na imagem abaixo para baixar o PDF da matéria como foi publicada no Jornal de Valinhos:
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações