Trocar o escritório por home office pode aumentar ganhos, mas é preciso planejamento e determinação. O trabalho em casa foi o tema da matéria do Jornal Todo Dia publicada no dia 12 de Janeiro de 2014, na qual o Diretor Geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras, Engenheiro Sergio Miorin foi entrevistado.
Acompanhe a matéria abaixo na Reportagem de Michele Trevisan.
Acostumado a dar consultoria sobre o mercado de trabalho e metas cumprida, o engenheiro elétrico e especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Sergio Henrique Miorin, viu sua carreira crescer quando resolveu mudar de estilo de trabalho e aderiu a tendência home office.
Sua residencia em Valinhos ganhou um cantinho especial para receber o diretório geral da SM Consultoria, Treinamentos e Palestras. A decisão segundo ele foi acertada “Foi a melhor coisa que eu fiz. A vantagem de se trabalhar é a flexibilidade e também o tempo que eu ganho por não estar no transito. Além de ter percebido na prática que os resultados melhoraram”. contou.
A opção pelo trabalho home office é cada vez mais comum no mercado, e de acordo com a professora especialista em administração e mercado do trabalho, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. Sharlene Costa de Andrade, é uma saída inteligente para a empresa obter lucro. “O funcionário que tem um horário flexível trabalha mais feliz Sem contar que a empresa economiza em combustível e ganha tempo, pois a maioria dos funciconários perde muito tempo no transito para se deslocar de casa para o trabalho”, relatou
Planejamento
Mas de nada adianta a mordomia de trabalhar do lar se não houver planejamento. O fato de estar em casa, segundo ela. pode fazer o profissional perder o foco e misturar as responsabilidades do emprego com as da casa. “Por isso, o primordial é ter planejamento e saber a hora de fazer cada atividade, para não transformar o trabalho em rotina doméstica e comprometer os resultados. Quem tem filhos em casa também precisa ser franco e explicar que o papai ou a mamãe na hora “x” vai trabalhar no comodo ao lado”, relatou.
Se souber ter planejamento a especialista garante que trabalhar em casa só tem benefícios. Miorin percebeu os resultados na prática. “Eu indico esse tipo de rotina e organização nas minhas palestras e um dia planejei para entrar nela também. Meus funcionários também tem a liberdade para trabalharem de casa e resolvemos juntos assuntos importantes via celular e rede social. Percebemos um ganho de 30% na produtividade”. explicou.
Aparato pronto
As ferramentas tecnológicas são essenciais para a profissionais que trabalham home office e, geralmente são bancadas pela empresa. Sem terem que marcar horário de entrada e saída da empresa, os profissionais que trabalham em casa tem as metas como a principal maneira de controlar o desempenho. “É estipulado um projeto e um prazo, o funcionário precisa cumprir”, explicou Sharlene.
Mas se você não atua em uma empresa que aderiu a rotina de trabalhar em casa ou procura emprego, saiba que muitas profissões autônomas não necessita mais do espaço comercial. “Quem trabalha com internet, com vendas de produtos online, ou qualquer outra profissão que o cliente venha até você, pode ser uma boa maneira para atendê-los de casa, mas é preciso ter horário definido”, finalizou a especialista em administração de empresas.
Planejamento ajuda no resultado
Trabalhar na comodidade do lar é o sonho de boa parte dos profissionais, mas para o oficio render bons resultados é preciso ter planejamento e foco. A especialista em administração e mercado de trabalho, da PUC de São Paulo, Sharlene Costa Andrade, listou uma série de dicas para obter êxito profissional atuando em home Office.
[list icon=”icon: thumb-tack”]- Evite interromper o trabalho para resolver tarefas domésticas, pois pode comprometer os resultados;
- Não permita a intervenção e influência dos familiares, principalmente filhos pequenos. Deixe bem claro que apesar de estar em casa, tem horário de trabalho;
- Se prepare para trabalhar e não permita que essa atividade se integre a sua rotina da casa. Por mais que esteja no lar, é preciso deixar claro para a mente que no cômodo é local de trabalho;
- Estabeleça rigorosamente o horário de trabalho em que permanecerá no home office. Em dias de pouca motivação, vale estar na varanda, no jardim;
- Crie um espaço somente para o trabalho. O escritório deve estar livre de barulhos e ser calmo, claro ventilado e aconchegante;
- Vá para a empresa com frequência para manter contato com os demais colegas de trabalho e com o chefe. É importante manter o vínculo e o bom relacionamento pessoal.
Veja abaixo a matéria como foi publicada no Jornal Todo Dia:
Artigos Recomendados
Na crise, empresas repensam finanças e processos – Associação Empresarial de Vinhedo
09 mar 2017 - Blog, Participações